Sabedoria

          Um contínuo movimento pelo saber, o qual inspira nosso jeito de cuidar e educar, assegurando o cuidado e proteção necessários ao direito à infância, ancorando nesse direito os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a serem assegurados nas experiências cotidianas, onde cada criança é atendida e acolhida em sua especificidade garantindo-lhe igualdade e equidade. Assim, o sabor pela descoberta e o desejo por aprender são contemplados nas experiências promotoras de inteligência social, em articulação com os quatro pilares da educação para o século XXI (Dellors, 1998).

Aprendizagem

          Compreendida como algo que faz parte do ser humano e ocorre nas diferentes fases do desenvolvimento e da vida. É aquilo que acontece “entre”, ou seja, o que emerge da relação, interação e influência do meio, sendo resultante das experimentações e geradora de transformação. O processo de aprendizagem é potencializado pelo saber fazer, ser e conviver.

Proteção

          Entende-se a escola como um lugar, um ambiente protetivo em resposta as necessidades da criança. Contempla diferentes dimensões a favor do desenvolvimento integral do sujeito. Proteção é um dos direitos fundamentais da criança, desta forma, proteger a infância passa a ser um compromisso social, político e pedagógico assumido por todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos com ela.

Experiências

          Ao pensar em criança e em infância associamos com dinamicidade, movimento, com ação, fazer, agir, elementos provocadores da experiência. Experiência é algo único, aquilo que afeta, passa, atravesssa cada um e cada uma de forma única, particular e, por isso, incontrolável, imprevisível. À escola cabe proporcionar as condições e oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento por meio de experiências, elementos estes carregados de intencionalidade e previsibilidade, no entanto, como a criança vai viver e passar por determinada experiência, isso é algo que não controlamos, não sabemos, porque é, envolve, o outro.

Cuidado

          O ser humano é o único ser vivo que necessita de cuidado para sobreviver e se desenvolver de modo saudável, nesse contexto, exercer a maternagem, enquanto cuidado humano, é compromisso de todo adulto que se relaciona com a criança. No convívio social e nas interações promovidas na escola, esse cuidado vai permeando as demais relações, sendo extensiva as relações entre criança e criança, criança e meio, sendo o fio que nos liga a interdependência e pertencimento com o mundo.

Acolhimento

          O acolhimento emerge da ação humana em ser hospitaleiro ao outro, quando, cientes de que todos somos passageiros, andantes do percurso da vida, nos colocamos numa condição de receptividade e abrigo ao outro. Acolhimento envolve uma postura humana ética e estética para com a vida, com a forma de ser e estar no mundo. Acolhimento implica um processo de humanização das relações humanas.