Estamos vivendo um período de transformações onde se faz necessário uma mudança de concepção da escola, assim seguimos novas abordagens éticas que implicam em como a criança aprende. O desenvolvimento das habilidades e competências valorizam a troca de experiências, neste sentido acredita-se em uma educação pautada no aprender fazendo.

Para algumas famílias, o desejo é que as crianças conheçam as letras, tenham contato com os números, aprendam a ler e também a escrever. “Quero que meu filho(a) esteja pronto para o fundamental” é uma das frases que muito ouço. Nesta perspectiva, saliento que a criança por volta dos 6 anos estará pronta para o início do processo de alfabetização, visto que só por volta dessa idade possui um bom amadurecimento neuromotor. Antes disso, o estímulo precoce desse processo, interfere gravemente no pensamento da criança, ocasionando deficiências na coordenação motora, sobrecarga além de ansiedade e muita frustração.

Além de um grande amadurecimento neuromotor, o amadurecimento neuropsíquico também é fundamental, lembrando que a alfabetização não é apenas conhecer e decifrar as letras, mas o domínio de um sistema simbólico complexo.

A escolarização precoce das crianças é prejudicial em todos os sentidos, estão podando delas o direito da liberdade e das propostas que favorecem a criatividade e o pensamento. A alfabetização é um processo complexo longo e, perpassa por etapas. Quando a criança por exemplo brinca de contornar obstáculos no chão ou até mesmo fazer símbolos no ar, ela já se manifesta através de uma linguagem mais aproximada da escrita.

Em uma escola própria para a Educação Infantil, as crianças participam de diversas propostas que envolvem jogos, brincadeiras, interações desenvolvendo inúmeras habilidades no aspecto físico, social e emocional, que são essenciais para ela nesta fase. Tais capacidades adquiridas no brincar refletem na inteligência e no desenvolvimento da criança.

Ao oportunizarmos um ambiente rico em linguagens, é que a criança irá desenvolver suas ideias sobre os símbolos, não podemos priorizar o conteúdo precocemente gerando o efeito inverso e assim criando o desinteresse pelo ensino.

Neste sentido, a etapa da Educação Infantil tem papel fundamental, oportunizando momentos em que a criança possa interagir e brincar, respeitando o seu tempo de ser criança. Uma escola preparada para que essas aquisições ocorram é primordial para o desenvolvimento integral do sujeito. É extremamente importante que na escola a criança viva bem a sua infância, buscando experiências significativas, lidando bem com a coletividade, e com as relações que se estabelecem.

Através de experiências corporais, noções espaciais, coordenação motora, música, contações de histórias é que naturalmente as crianças vivenciam o mundo letrado adquirindo habilidades essenciais para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A criança aprende através de propostas lúdicas. O brincar, portanto conduz a criança ludicamente para inúmeras descobertas, lembrando que o letramento é apenas uma forma de linguagem, e nós assim como já dizia Loris Malaguzzi, acreditamos que a criança é feita de cem linguagens.